RSS Feed

Udi estoque!

Não, não é do Udi, primo do Styro que trablha na fábrica de isopor onde o Styro corta e o Udi estoca que eu estou falando. (piada interna)

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969 aconteceu em Bethel, ao norte do estado de Nova York, o mais famoso festival de música da história. Woodstock reuniu mais de 400 mil pessoas num espaço de de 2,4 quilômetros quadrados num estado de calamidade pública com a presença de muitos dos artistas mais famosos da época, entre eles Janis Joplin, Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, Jefferson Airplane, Sly and the Family Stone, Crosby Stills Nash and Young e revelações como Santana e Joe Cocker. Alguns artistas como Led Zeppelin, The Doors e The Beatles foram convidados, mas se recusaram a tocar.

Nunca tanta gente tinha se reunido para ouvir música. Na época, os artistas tocavam no máximo para 10 mil pessoas. Por isso, muitos ficaram com medo de subir ao palco. Devido ao engarrafamento que parou as estradas da região, os artistas eram levados de helicóptero e a cantora folk Melanie não entendeu o que estava vendo e perguntou o que era aquilo lá embaixo. “Gente,” respondeu alguém.

Eram esperadas 100 mil pessoas, apareceram 400 mil ou mais, ninguém sabe ao certo. Muitos andaram mais de 20 quilômetros depois de largar seus carros na estrada. Choveu já no primeiro dia, as estradas e o local enlameados, eram apenas 600 banheiros químicos (imundos) e 60 telefones públicos ( meio milhão de interurbanos no primeiro dia) . A infra entrou em colapso e a produção solicitou ajuda da guarda nacional para trazer alimentos, remédios, médicos e outras coisas. O governador Nelson Rockefeller tinha recebido informe da invasão de hippies sujos e drogados na pacata cidade de Bethel por denúncias de alguns dos 2.366 habitantes locais e queria mandar a Guarda Nacional para dispersar a malta a porrada, mas a produção conseguiu transformar a ameaça em ajuda.

Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados (um dentro de um carro preso no congestionamento e outro em um Helicóptero), e quatro abortos.

Afirma-se que foram consumidas 25 toneladas de maconha no festival. E muito ácido (LSD), mescalina, haxixe etc etc. Havia tendas especiais apelidadas de Bad Trip Tents para ajudar quem entrasse num bode lisérgico, numa viagem ruim de ácido. Havia monitores de comunidades alternativas que entendiam do riscado e guiavam os que estavam mal para se recuperarem. Foram atendidas 400 pessoas.

Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.

Muito louco né? Quem não queria ver? Somente apresentações de ponta. O único problema pra mim iria ser aguentar 400 mil hippies imundos enchendo o saco. De resto, animal!

Segue aí o vídeo do Hendrix encerrando o festival.

4 Comenta aê:

Tati disse...

Jimi Hendrix em Woodstock tocou o hino americano "The Star Spangled Banner". Esse hino na versão do genial Jimi Hendrix, foi um protesto contra a guerra do Vietname, onde Jimi faz, na sua guitarra,gritos de desespero, sons de bombas, de helicópteros, de aviões, de rajadas de metralhadora, etc.
Esse hino tocado por Jimi Hendrix foi o símbolo da contestação de todos aqueles que eram contra a guerra do Vietname.
Parabéns à RTP pelo serviço público que faz ao recordar Woodstock, e em particular, Jimi Hendrix.
Claro que eu fiz uma pesquisa para entender do que se tratava, esse blogger esta incontestável humor, diversão, cultura e lazer.
Afff...muito bom!!!

DIDIEI disse...

gostei da velha piada: "Stiro.........CORTE!!!!"
E da nova Udi....estoque.

eu memo disse...

ai boy, o q vc acha de fazer uma enquete de como as pessoas preferem o torto ou então qual será sua próx. tribo,lembrando que ele já foi skatista, rapper, pagodeiro, gótico, pit boy, a atual,etc etc. falo.

Anônimo disse...

eu aqui com 14 anos, "curtindo " roberto carlos & cia, ja ouvia dizer dessa turba de 1/2 milhao de "loucos " na lama celebrando esse tal de rock. nem sabia o que era UDI ESTOQUE mas depois de 2 anos, chega por aqui a "brisa " e 40 anos depois ouço no som do seu carro, cleedance, joe cocker....pelo menos essa herança eu te deixei.
UDI ESTOQUE ????? ou sera que foi a "brisa !!!