RSS Feed

Momento Cultural (ou não)

Ontem, durante o longo e árduo processo de transformar nossas correntes sanguíneas em correntes alcoólicas, discutimos, dentre vários outros assuntos, sobre os livros "Universo em Desencanto". Aqueles que deixaram o Tim Maia bitoladão na Cultura Racional.

A Cultura Racional é uma ideologia que faz asserções sobre temas relacionados à metafísica e à ética, que tem seus fundamentos centrados numa coletânea de 1006 livros no total, chamada Universo em Desencanto.

A Cultura Racional foi fundada por Manoel Jacintho Coelho, considerado pela Cultura Racional como o Racional Superior da Terra, na cidade do Rio de Janeiro, em 1935, no bairro do Méier, no centro espírita Tenda Espírita Francisco de Assis. Embora fundada naquele ano, somente passou a ser divulgada a partir de 1970. Segundo conta o livro, o fundador recebeu uma ordem de fechar o centro espírita porque havia chegado ao mundo uma nova era, chamada Fase Racional, a fase do desenvolvimento do raciocínio, localizado na glândula pineal. O raciocínio sempre foi confundido com o pensamento. E os causadores dessas confusões foram os antigos atrasadões que viviam desconhecidos de si mesmo, e por assim viver fizeram todas essas confusões e fez com que todos vivessem confusos consigo mesmo, pensando que o pensamento concreto era raciocínio e que o pensamento vulgar e natural não era raciocínio.
Dentre as críticas que são feitas à Cultura Racional está o fato de ela ignorar estudos científicos e filosóficos de milênios, ao trazer respostas prontas para perguntas amplamente discutidas nessas áreas, para as quais ainda não há consenso.


Os Livros


É o livro de Cultura Racional. A Cultura do desenvolvimento do Raciocínio. Que é adquirida através do estudo desses livros.

Os livros Universo em Desencanto, apresentam uma detalhada descrição da origem da humanidade, seus primórdios e sua evolução. Conduzindo todos a um aprendizado excepcional de assuntos considerados inatingíveis. Pela elevação de seus ensinamentos, obtém-se não só um sentido novo e verdadeiro da nossa razão de ser, mas também uma ampla e positiva consciência dos desígnios maiores da vida nos conduzindo naturalmente a um perfeito equilíbrio, orientado para a racionalização dos povos e a Paz Universal.


Foi incumbida a mim a missão de disponibilizar os e-books dos livros para download. Depois de caçar, fuçar e revirar a internerd eu só achei um resumo (bem resumido mesmo) dos 1000 livros da Cultura.
Clique aqui para ler.

E se alguém souber onde podemos baixar pelo menos os 21 volumes principais dos livros, deixe o link aí nos comments.
Té!!

2 Comenta aê:

Juliana Barros disse...

Como diz o ditado.. qnd vc realmente quer alguma coisa, o universo conspira a seu favor... bem, sou estudante da Cultura Racional e,sim, EU LEIO OS LIVROS!, diariamente... há uns... 13 anos ... e adoro googlear sobre o assunto e então eis me aqui atendendo ao seu chamado na garrafa cibernética:

Links:


*Para o 1º e 2º volumes em PDF:

http://novopainelracional.blogspot.com/2009/04/como-funcina-cultura-racional.html

*Texto com dicas para começar a LER O LIVRO:

http://novopainelracional.blogspot.com/2009/09/dicas-para-comecar-ler-o-livro-universo.html

*Projeto 1935 - livros em áudio (não são os 21 primeiros, mas a série subsequente - a réplica):

http://painelracional.wordpress.com/projeto-1935/

*Trabalho realizado sobre a Cultura Racional para a Universidade Católica de Brasília:

http://novopainelracional.blogspot.com/2009/07/cultura-racional-e-o-livro-universo-em.html

*E-book da biografia do sr. Manoel Jacintho Coelho

http://www.4shared.com/document/rzUBfr4p/e-Book_Cavaleiro_da_concrdia.html

Bom... acho que já é link pra caramba...

Boa noite e LEIA O LIVRO ! rsrs...

Celso disse...

Bom dia..
Primeiro: o que deixou o Tim bitoladão foi a sua insistência em não ir em frente com seu desenvolvimento, simplesmente 'estacionou' na sua concepção do que é Cultura Racional,, isto acontece com qualquer ser humano que paralisa seu pensamento. É preciso evoluir, progredir em qualquer conhecimento, pois o UNIVERSO é incomensurável em suas manifestações, e, entre elas está o UNIVERSO EM DESENCANTO.
Segundo: criticas são louváveis. Mas, a visão crítica de um não deve ser a extensão de muitos, pois corremos no perigo de generalizar concepções falsas de uma verdade.
Terceiro: nós, estudantes de CULTURA RACIONAL, agradecemos pela sua postagem. É sempre útil.
Saudações...