RSS Feed

PUBLICIDADE

Antigamente nos comovíamos com fotos de garotinhas desaparecidas ou com câncer que nos eram enviados em arquivos power point com um pedido de retransmissão do arquivo ao final. Com o tempo a coisa foi ficando óbvia, os internautas apuraram seu desconfiometro e tais arquivos já são raros. Um boa notícia? Não. A calmaria foi só o tempo necessário para os publicitários desenvolverem novas técnicas diabólicas de marketing. E conseguiram parir o capetinha a quem batizaram de Marketing Viral

.Hoje, enquanto dirigia para o escritório ouvi na rádio uma noticia no mínimo assustadora: Um meteoro de 500km de diâmetro, o Pallas, esta em rota de colisão com a terra e com data do choque prevista para 13 de julho de 2007, mudando drásticamente a vida na terra.

Chego no escritório e verifico que a notícia está no site do ESTADÃo e também no UOL e no TERRA. Um link leva a um site chamado www.mundodaastronomia.com, falsamente cientifico, com noticias vagas, associado a uma comunidade cientifica que não existe, noticiando algo que não foi noticiado em mais lugar algum a não ser nos portais já citados. Fui verificar a quem pertence o dominio e olha só:

Registrant Contact:
Peugeot-Citroen do Brasil Automoveis Ltda
Marina Querini (marina@rumba.com.br)
92237727
Fax: 36466200
Av. Imperatriz Leopoldina
Sao Paulo, 05305-000BR

e uma notícia do ig me volta a memória, chamando a atenção sobre a venda no novo C4 Pallas que começaria a ser vendido na metade de julho. Pronto, mais uma campanha de marketing viral.Agora, diante disto, pergunto. Até que ponto esses infelizes vão avançar com essas campanhas bestas? Até que ponto eles podem ser apelativos?
Um dia terão acesso ao seu banco de dados e lhe telefonarão se passando por seu empregador dizendo que você está demitido para fazer campanha de uma nova empresa de RH. Seu médico lhe diagnosticará uma doença fatal para lhe fazer campanha das vantagens de uma alimentação saudável e depois lhe apresentará um folheto explicativo com a propaganda da marca X.E o pior é a falta de responsabilidade dos veículos que permitem tais conteúdos em suas páginas. Um jornal como o Estadão, que devia ser sério, tem que prezar pela credibilidade de suas noticias. Mas isso é coisa que como já vimos várias vezes, não acontece, porque eles prezam primeiro pelo "furo" de reportagem, dando assim notícias absurdas e muitas vezes falsas.

e vocês, oque acham sobre os "virais"??


créditos: worm - abobra diário!

0 Comenta aê: