RSS Feed

SOBE O SOM!


Salve raça, ainda embalado por terça feira, que é quando nossos camaradas do Chavala tocam, continuo seguindo a semana escutando a velha e boa Funkeira! Não tô falando do Miame Bass que ficou conhecido no Rio como funk (Pancadão), mas sim da música negra com levadas bastate "suingadas", da qual James Brown foi um dos mestres! Acontece que o Brown tá muito longe, muita gente lembra dele mas esquece dos nossos, por isso pra lembrar um pouco do Funk nacional, nada melhor que o saudoso Toni Tornado!



Nascido em Mirante de Paranapanema (SP), Antônio Viana Gomes mudou-se para o Rio de Janeiro aos 11 anos, depois de perder o pai. Trabalhou como engraxate, vendedor de balas e outros pequenos serviços até a maioridade, quando entrou para o serviço militar como pára-quedista. Iniciou-se na sua carreira musical como cantor de rock'n'roll, com o pseudônimo Tony Checker.


Morou por três anos em Nova York, onde travou contato com o movimento negro e conheceu Tim Maia. Chegou a ser preso uma vez (no Brasil) por fazer o gesto típico do grupo negro americano Panteras Negras.


Foi descoberto pelo compositor Tibério Gaspar. Tibério e Antônio Adolfo confiaram a Tornado (acompanhado pelo Trio Ternura) a interpretação de sua composição "BR-3" no V Festival Internacional da Canção, em 1970, obtendo um sucesso avassalador. Outro grande êxito foi "Podes Crer, Amizade". Paralelamente desenvolveu carreira como ator, principalmente a partir da década de 70, quando estreou na minissérie "Jerônimo". Seus papéis de maior sucesso foram no filme "Pixote", nas novelas "Roque Santeiro" e "Sinhá Moça" e na missérie "Agosto".


Pra quem quiser escutar o som do rapaz, fica ai os links:






PODES CRER, AMIZADE!


0 Comenta aê: